Boa noite,
nessa primeira matéria do blog vou mostrar um pouco da experiência que tive tirando alguns brotos de um cacto mais velho e usando para ajudar na cicatrização dos mesmos canela em pó misturada com um pouco de água, formando uma pasta, a qual passei tanto nos brotos quanto nas plantas que então se tornaram mães.
Essa primeira foto mostra o vaso com os cactos antes e depois de tirar os brotos que estavam em excesso, devido ao tamanho do vaso em que se encontrava a planta mãe.
Os materiais utilizados foram:
- luva de couro, para evitas os espinhos. Sério, esse item é de extrema importância, paguei 15,00 reais no par de luvas, compensa;
- dois pedaços de toalha cortada grandes, para colocar os brotos. Um para os brotos sem canela e outro para os brotos com canela;
- tampa de pote de requeijão, onde fiz a mistura da canela em pó com água, formando a pasta para passar nas lesões;
- Um canivete para cortar os brotos que não consegui retirar apenas com as mãos.
Vemos aqui em cima tanto o material utilizado quanto os brotos após serem retirados e separados nos grupos com ou sem a pasta de canela. Sendo que ambos os grupos descansaram dentro de casa por uma semana para a cicatrização.
Após uma semana, pude observar:
Vemos nas fotos acima que os brotos já se encontravam parcialmente cicatrizados após uma semana, sendo que os brotos que receberam a pasta de canela apresentaram melhor cicatrização dos que os que não receberam nada. A cicatrização dos brotos que receberam a pasta se apresentou mais completa.
Na duas outras fotos pode-se observar a diferença entre as plantas mãe que não receberam a pasta de canela com a planta mãe que recebeu a pasta de canela no local onde o broto foi tirado. Novamente, a canela em pó foi eficiente, apresentando uma cicatrização mais veloz e mais completa em uma semana.
Os brotos foram plantados em dois vasos, um vaso com os brotos que não receberam a pasta de canela e o outro com os brotos que receberam.
Sendo o vaso da esquerda os brotos que receberam a pasta de canela e o vaso da direita os brotos que não receberam. Apesar da falta de habilidade para plantas muitos brotos em um só vaso, todos cresceram firmemente.
Após umas duas semanas ambos os vasos apresentaram brotos novos. E hoje, após quase dois meses do dia em que plantei, os vasos se encontram assim:
Ambos recheados de brotos, sendo que os brotos do vaso que recebeu o tratamento com pasta de canela estão maiores, provavelmente pela melhor cicatrização apresentaram maior crescimento, pois não precisaram despender mais energia em sua cicatrização. O vaso da direita, também apresenta brotos grandes, mas um pouco menores que o outro vaso.
Posso concluir com essa experiência que a pasta de canela foi eficaz na cicatrização das regiões onde foram cortados os brotos e na cicatrização dos próprios brotos, e que, em ambos os casos, com ou sem a pasta de canela, o período de uma semana foi um bom tempo para a cicatrização, eficaz pois todos os brotos tirados e plantados sobreviveram e já deram brotos.
Agradeço pela atenção. Caso tenha uma experiência com brotos e com canela em pó, por favor, comente abaixo para enriquecermos nosso conhecimento e gerarmos novas ideias para próximas experiências.
que espécie é essa?
ResponderExcluirCharlles, desculpa a demora de apenas 3 anos rs
ExcluirTenho muitas espécies em casa, mas não as conheço por nome ainda.
Essa, inclusive, já nem tenho mais.
Abraço
Fiz essa cicatrização com o mandacaru e deu super certo, a única diferença foi que só coloquei a canela em pó mesmo, não fiz a massa, mas de qualquer forma, o importante é que ele está vivíssimo
ResponderExcluirQue legal, não fiz a experiência com outras plantas, mas é bom saber.Obrigado pelo comentário
Excluir